top of page

Os 31 anos do jornal O Nordestino

  • onordestino
  • 2 de jun.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 3 de jun.

Feira de São Cristóvão, ainda fora do Pavilhão, década de 1990
Feira de São Cristóvão, ainda fora do Pavilhão, década de 1990

Fundado em 17 de maio de 1994, pelo jornalista Gilberto Costa, o jornal O Nordestino surgiu como uma fonte inesgotável de Cultura do Nordeste, seu povo e suas Tradições. E neste contexto o veículo coleciona um acervo muito grande de fotos histórias, reportagens e informações, guardadas com carinho e amor pelo seu fundador.


A história de criação do jornal, o maior no segmento Nordestino, faz parte da história de um povo aguerrido que não coloca obstáculos para lutar pela sua " terrinha " querida e suas manifestações culturais. Foi assim no Rio de Janeiro, quando do surgimento do maior Nordeste, fora do Nordeste, a FEIRA DE SÃO CRISTOVÃO. E também na luta para que a Feira não perdesse o seu habitat natural, o CAMPO DE SÃO CRISTOVÃO, local escolhido na década de 1940, para que os migrantes Nordestinos pudessem se estabelecer. O lugar, que na época não existia o PAVILHÃO DE SÃO CRISTOVÃO recebeu aquele povo, ávido por oportunidades de conquistar um meio melhor de sobrevivência, via na Cidade do Rio de Janeiro a chance de crescimento econômico e social e a possibilidade de buscar o sustento para si e seus familiares. Eles chegavam aos montes em caminhões "pau de arara "

Os precursores do início da formação da Feira, hoje o majestoso CENTRO LUIZ GONZAGA DE TRADIÇÕES NORDESTINAS; foram: JOÃO GORDO-INDIO- DORGIVAL E MACACO. Depois vieram outros.


Falando sobre a fundação do Jornal O Nordestino é preciso lembrar que o jornalista GILBERTO COSTA, antes de criar o jornal ; primeiro fundou a UNOB ( UNIÃO DOS NORDESTINOS DO BRASIL), em 30 de junho de 1993 e um ano depois fundou o jornal.


Caminhão Pau de arara, no qual os Nordestinos chegavam ao Rio .Uma viajem que durava até 21 dias para chegar.
Caminhão Pau de arara, no qual os Nordestinos chegavam ao Rio .Uma viajem que durava até 21 dias para chegar.

Tendo em vista que na década de 1990, a Feira estava sendo ameaçada de ser retirada do CAMPO de São CRISTOVÃO, para outra localidade. Se isto houvesse ocorrido, ela teria sido extinta. Daí a importância do fundação do jornal, com o objetivo de lutar em defesa da permanência do reduto Nordestino. Essa luta mobilizou todas as lideranças da Feira, que com o apoio do órgão de imprensa conseguiram aprovar a lei que manteve a Feira no seu lugar tradicional e a posterior conquista do citado PAVILHÃO.

Comentários


bottom of page