Prefeitura do Rio cancela Leilão do Pavilhão de São Cristóvão.
- há 10 horas
- 1 min de leitura

O Prefeito da Cidade do Rio de janeiro, Eduardo Paes, como já era esperado, fez acordo com a União Federal , para evitar o leilão do Pavilhão de São Cristóvão, como estava programado para os dias 25 e 26 de fevereiro de 2026. Para tanto, o Prefeito pagou parte da dívida, da Riotur (proprietária do Pavilhão), com a União Federal. E cujo o Pavilhão foi dado ,em 2012, como garantia de pagamento de dívidas fiscais e trabalhistas da proprietária do mesmo. No entanto, a Riotur não honrou o compromisso. E por conta disso,o Pavilhão histórico, que abriga a Feira de São Cristóvão, desde 2003 iria ser leiloado ,com valor estimado em 61 milhões de reais e lance mínimo de 25 milhões.
Ė importante ressaltar que o Pavilhão foi projetado pelo arquiteto Sérgio Bernardes,em 1950 e concluído a obra em 1959.
A Feira de São Cristóvão é garantida a sua existência no local pela lei 2052/ 93. E após ser instalada no interior do Pavilhão,ela recebeu o reconhecimento de Patrimônio imaterial da Prefeitura, do Estado do Rio e do Brasil. E o Pavilhão também recebeu o mesmo reconhecimento. Por esta razão ambos não poderiam terem as suas características alteradas.
A Feira de São Cristóvão, com 80 anos de existência no bairro Imperial de São Cristóvão já sofreu várias tentativas de ser transferida para outra localidade. A primeira foi na década de 1990. Em 2023, ela foi alvo de nova tentativa de ser privatizada. Mas houve forte reação dos feirantes e a Prefeitura recuou.






Comentários