top of page

Itapororoca, a única Cidade no Brasil, aonde ninguém paga conta de água.

  • onordestino
  • há 3 dias
  • 2 min de leitura

A Cidade de ITAPOROROCA, interior do Estado de PARAÍBA é a única no BRASIL, que não paga conta de água, cujo a mesma ( a água) é distribuída GRATUITAMENTE desde a fundação da Cidade em 1961.No município existe uma nascente com água cristalina, que funciona como reservatório próprio e abastece mais de cinco mil residências na área urbana e as piscinas do PARQUE DA NASCENÇA. Porém uma crise hídrica na localidade, devido ao crescimento populacional e a grande demanda pelo precioso líquido, pressiona, até o surgimento de uma concessão á CAGEGA( Companhia de águas e esgoto da Paraiba)que já foi aprovada. Mas esbarra na legislação, cujo a área, aonde fica a Nascente é de proteção ambiental.


A Cidade foi centro de atrações turísticas no dia 31 de dezembro de 2025,e chamou a atenção por um detalhe que parece impossível no território nacional: Moradores não pagam conta de água há 64 anos.


Esse modelo de abastecimento gratuito no entanto está sob pressão. Tendo em vista que a Cidade enfrenta uma crise hídrica e concessão de uma empresa que irá abastecer de água, está próximo de acontecer, mas ainda não há data prevista para iniciar os serviços. O Município depende de uma fonte natural considerada estratégica e histericamente confiável.

O ponto de partida é claro : como dito acima a fonte de água pura e natural e totalmente gratuito, precisa ser preservada até como forma de atrair turistas. Esse recurso que sustenta a distribuição sem cobrança, transformando a NASCENTE em um elemento central de identidade local.


De acordo com relatos de moradores do lugar, mesmo em período de SECAS SEVERAS , a fonte de a água natural da nunca secou .Este fato justifica o porque que o abastecimento de água gratuito se consolidou ao longo do tempo: quando a fonte se mantém mesmo sob estresse climático.


A população passa a tratar a Nascente como garantia de sobrevivência cotidiana.

A mesma fonte é descrita como um : DIRETO INALIENÁVEL DA POPULAÇÃO, protegido por lei Municipal. Isso acrescenta um componente jurídico ao tema: Não é apenas um hábito histórico, mas um entendimento formalizado de que, alí, foi tratada como direto assegurado por normal na localidade.


O PARQUE DA NASCENÇA ,que também é abastecido pela água da nascente, atrai muitos. turistas, cujo a FONTE não aparece apenas como infraestrutura e abastecimento, ela também faz parte das Tradições do PARQUE, que se tornou um dos principais pontos turísticos da região e uma opção para quem busca ecoturismo.


Uma fonte desse porte pode ter sido suficiente para atender a um município pequeno, como ITAPOROROCA, mas o crescimento da população eleva o volume do consumo, exige mais rede e aumenta a complexidade do abastecimento.


Em termos simples, o sistema ficou maior, mas a origem da água continua a mesma.

O ponto relevante aqui é a combinação de dois fatores: DE UM LADO ,UMA FONTE QUE NUNCA SECOU , MESMO EM " SECAS SEVERAS" DO OUTRO, UM CENÁRIO ATUAL DE CRISE ,QUE INDICA QUE A ESTABILIDADE HISTÓRICA NÃO SIGNIFICA IMUNIDADE PERMANENTE.

Comentários


bottom of page